logo

Vigilância reforça prevenção e cuidados no combate à dengue


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

609 Acessos

Vigilância reforça prevenção e cuidados no combate à dengue

Alto Araguaia (MT) registrou neste ano até a última semana 53 notificações para dengue, sendo 03 casos grave da doença e um de Chikungunya. Os números reforçam a necessidade de a população mobilizar e manter seus quintais e terrenos limpos.

O trabalho dos agentes de endemias também reforça a orientação durante as visitas domiciliares. Conforme portaria nº 04/2022, agora os agentes podem notificar proprietários de terrenos sujos que terão o prazo de dez dias para adequação de limpeza.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Débora Vilhena, ressalta que é importante que a população reserve ao menos 10 minutos por semana para fazer a vistoria e limpar o quintal. “A única forma de evitar a dengue, zika e Chikungunya é a prevenção. É dever de todos mobilizar e impedir a proliferação do mosquito transmissor”, pontua.

A profissional destaca que a ação deve ser anual, em especial no período de chuvas, e intensificada na eminência do verão. A atenção deve ser redobrada quanto aos reservatórios e recipientes que acumulam água, como caixas d’água, calhas, vasos de plantas, pneus, tampinhas e garrafas pet.

DOENÇA E SINTOMAS - A Dengue é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e trazem sérios problemas de saúde para a população, especialmente para gestantes e os bebês, como no caso do Zika vírus.

Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas, manchas pelo corpo e coceira. Nas suas versões mais graves, que incluem a dengue hemorrágica, as pessoas infectadas podem sentir dores abdominais intensas, tonturas, desmaios, sangramentos de gengiva, nariz e outras hemorragias.